Webmail

Um serviço completo e fiável de correio eletrónico, que oferece funcionalidades de gestão da conta de email (envio e receção de mensagens, arquivo de mensagens, entre outras) bem como outros serviços complementares (gestão de contactos, calendário, mapas, etc.).

Acesso via browser

Enviar mensagens

Para enviar uma mensagem introduza os seus dados de login e selecione a opção “Nova Mensagem”. A janela de edição da mensagem surge em pop-up com os campos necessários para enviar o seu email:

  • "De": corresponde ao seu endereço de email. Caso tenha várias identidades definidas é neste campo que deverá selecionar a partir de qual pretende enviar a mensagem.
  • "Para": destinatário(s) do email. Tratando-se de contactos guardados na sua lista, os endereços dos destinatários são completados automaticamente.
  • "Assunto”: serve para colocar o tema do email para que seja facilmente identificado pelo(s) destinatário(s).

Pode ainda utilizar os campos CC e Bcc para outros destinatários e enviar anexos, adicionando documentos à sua mensagem.

Como funcionalidades de apoio ao envio de mensagens, destacamos ainda o pedido de aviso de leitura por parte do destinatário, o corretor ortográfico em vários idiomas e a possibilidade de gravar mensagens como rascunho para envio posterior. Com a integração com o SAPO Mapas pode também indicar moradas facilmente nos seus emails, através de um link ou de uma imagem.

Usar texto formatado (HTML)

A formatação em html permite usar de forma fácil e intuitiva elementos para tornar a sua mensagem mais personalizada e graficamente mais apelativa. Opções como tipo e tamanho de letra, cores do texto e links são algumas das possibilidades a definir.
Caso o editor de html não apareça por defeito na edição de mensagem, selecione a opção “Composição em html”.

Para que esta opção apareça sempre por defeito, poderá ativa-la na opção “Escrita de Mensagem” em “Definições” (selecionando a opção "Utilizar texto formatado (HTML) por omissão na edição das mensagens”).
Na área “Visualizar Mensagens”, pode definir outras opções relativas a mensagens em html, como, por exemplo, mostrar automaticamente as imagens em mensagens recebidas neste formato.

Nota: Uma vez que nem todas as plataformas de email possuem esta funcionalidade, não podemos garantir que todos os destinatários consigam visualizar este tipo de formatação adequadamente.

Corretor ortográfico

Com a funcionalidade "Corretor", o sistema irá verificar automaticamente todas as palavras da sua mensagem, listando as que forem identificadas como erros e apresentando uma alternativa ou sugestão de correção.
Poderá aceitar ou declinar as sugestões dadas e, depois de corrigidos os erros, regresse à sua mensagem através da opção “Retomar Edição”.

CC e BCC

CC ou “Carbon Copy”. Pode ser utilizado para incluir alguém a quem deseja dar conhecimento do email enviado. Ao inserir um endereço no campo CC, a mensagem será enviada para o endereço inserido no campo “Para” – o destinatário -, bem como para o endereço que colocou em “CC”. Ambos os campos – “Para” e “CC” - são visíveis por todas as pessoas que recebam a sua mensagem.

BCC ou “Blind Carbon Copy”. Pode ser utilizado para dar conhecimento da mensagem a um destinatário que permanece escondido para os restantes destinatários. Ao inserir um endereço no campo BCC, este não será visível para os outros destinatários.

Solicitar aviso de leitura

Configurar um aviso de leitura para cada mensagem permite ao remetente certificar-se de que a mesma foi corretamente rececionada e lida. O destinatário recebe a mensagem juntamente com um aviso, apresentado em pop-up, para confirmação de leitura da mensagem.
Esta opção deve ser configurada na área de “Escrita de Mensagens”, na linha “Solicitar Recibos de Leitura”. Poderá definir a opção de “Nunca” pedir recibos de leitura, “Perguntar” se quer solicitar o recibo de leitura ou pedir “Sempre” o recibo de leitura.

Alertamos para o facto da resposta a este tipo de avisos não ser obrigatória. O que significa que, o destinatário pode optar por não responder a este pedido de confirmação, apesar de ter recebido e lido a mensagem.

Gravar mensagem como rascunho

Quando escrever uma mensagem e não desejar enviá-la de imediato, pode guardar a mesma na pasta “Rascunhos”, para retomá-la mais tarde, concluindo ou revendo o texto e enviando-o a qualquer altura.
Por defeito, as mensagens são guardadas automaticamente como rascunhos à medida que vai escrevendo, para que não perca nenhuma informação.

Juntar anexos à mensagem

No ecrã de edição da mensagem, selecione "Browse/Procurar" para aceder à janela de localização do ficheiro que pretende enviar. Uma vez selecionado, anexe o mesmo à mensagem, clicando em "Abrir". 
Para gravar o anexo juntamente com a mensagem, selecione a opção “Guardar anexos na pasta de Enviados”.
O tamanho máximo dos ficheiros a enviar é de 20 MB por mensagem, podendo enviar o número de ficheiros que quiser, desde que não ultrapasse o limite máximo permitido. 

Não existe qualquer limitação relativamente ao tipo de ficheiros a enviar mas recomenda-se algum cuidado. Nunca envie ficheiros cuja segurança não esteja garantida, e, nunca abra ficheiros de cuja origem desconfie. 

Limite de destinatários por mensagem

Utilizando o Webmail, pode enviar mensagens para um máximo de 150 endereços a cada duas horas.
Se utilizar um programa de correio, o limite de destinatários é de 100 a cada duas horas.
Esta é uma medida de segurança para proteger os utilizadores dos spammers que enviam emails indiscriminadamente para um elevado número de contactos. 

Encaminhar mensagens recebidas

Para encaminhar uma mensagem basta selecionar a mensagem que deseja e clicar na opção "Encaminhar” no menu de topo da Caixa de Entrada. Desta forma, a mensagem será enviada tal como foi recebida, incluindo os respetivos anexos.

Em alternativa, pode abrir a mensagem, e clicar no botão "Encaminhar" no menu de topo da mensagem aberta, selecionando uma das 3 opções de encaminhamento:

  • "Encaminhar como Anexo”: a mensagem é enviada como anexo da mensagem.
  • "Enviar Apenas o Texto”: apenas é reenviado o texto de mensagens recebidas, excluindo eventuais anexos.
  • "Encaminhar com Anexos”: permite o encaminhamento da mensagem com anexos tal como ela foi recebida.

Para encaminhar mais que uma mensagem em simultâneo,  selecione as mensagens pretendidas através das caixas de seleção e clique em “Encaminhar”. Será enviada uma mensagem com as mensagens em anexo, respetivas informações e o texto no corpo do email. 

Gestão de mensagens

Consultar mensagens recebidas
A consulta das mensagens recebidas é feita a partir da “Caixa de Entrada”, clicando sobre a mensagem que pretende abrir. A caixa de entrada é atualizada automaticamente a cada cinco minutos,  mas através do  botão “Atualizar” do lado esquerdo do ecrã, pode verificar a qualquer altura a existência de novas mensagens.
Pré-visualizar mensagens
Por defeito, o Webmail tem a funcionalidade de pré-visualização ativa logo na primeira utilização, permitindo ver o conteúdo de cada mensagem selecionada sem ter de a abrir. Se pretender, pode desativar a pré-visualização através da opção "Esconder Pré-visualização".
Ver imagens contidas nas mensagens
Por defeito e como medida de segurança, não é apresentado qualquer elemento em javascript  no corpo das mensagens recebidas., Sendo as imagens e links os meios mais frequentes para confirmação de endereços de email, por remetentes desconhecidos e spammers, algumas imagens entre parágrafos ou no corpo da mensagem podem não ser exibidas por terem sido desativadas.

Sempre que provenientes de destinatários seguros, pode visualizar as imagens contidas nas mensagens recebidas, selecionando a opção “Mostrar imagens?”,  na parte superior da mensagem. 
Consultar Anexos
Todas as mensagens que contenham anexos encontram-se devidamente referenciadas com o símbolo de um clip. Para visualizar os anexos na área de pré-visualização, utilize a seta que antecede o assunto e endereço do remetente para expandir o cabeçalho da mensagem, acedendo ao número e tamanho de anexos da mensagem. 
Poderá receber o anexo no seu formato original, através do primeiro ícone ou descarregar o anexo em formato ZIP através do segundo ícone.

Se preferir pode abrir a mensagem numa nova janela. Neste caso, o cabeçalho já aparecerá expandido, pelo que terá apenas de clicar na seta que precede a área que identifica o número e tamanho de anexos. 
Ordenar mensagens
É possível ordenar as mensagens de acordo com as suas preferências, de modo a que, sempre que consulte a sua caixa de correio, estas se encontrem listadas pelo critério pretendido. 

Para alterar a ordenação, aceda a “Definições” e, em “Outras Definições de Mail”, escolha a opção “Definições de visualização das caixas de email e pastas”. Nos campos “critério de ordenação por omissão” e “ordenação por omissão”, defina qual a ordem que deve ser considerada.
Agrupar mensagens por remetente, assunto ou conversa
Para que não perca a linha condutora de uma troca de emails, o Webmail permite agrupar todas as mensagens por remetente, assunto ou conversa, com as respetivas respostas. 
Ao clicar em “Conversa” na coluna da lista de mensagens, os emails são agrupados por conversação. Se clicar em “Assunto”, é-lhe apresentada a lista de mensagens por ordem alfabética do assunto, não agrupadas. Clicar em “De” permite agrupar as mensagens pelo nome do remetente por ordem alfabética.
Se desejar organizar novamente a lista de mensagens pelos emails mais recentes, clique sobre “Data de Chegada”, que encontra na mesma barra.
Imprimir uma mensagem
Para imprimir uma mensagem, basta abrir a mesma e clicar sobre o símbolo que aparece na parte superior direita do cabeçalho. Aparece seguidamente uma janela pop-up que permite escolher as opções de impressão. Clique  em “Ok” para finalizar.
Nota: Caso a mensagem inclua imagens no corpo de texto, e pretenda que as mesmas surjam em impressão, deve clicar sobre “Mostrar imagens?” antes de imprimir.
Mover mensagens entre pastas
Para selecionar várias mensagens utilize as caixas que se encontram em cada linha da mensagem. Para mover as mensagens selecionadas para uma pasta, basta arrastá-las em bloco para cima da pasta desejada. 
Apagar mensagens
Para apagar uma mensagem, selecione-a na caixa à esquerda. De seguida, clique no ícone do caixote do lixo. A mensagem é eliminada da pasta em que se encontra e movida para a pasta "Lixo". 
Poderá também eliminar mensagens, clicando  com o botão do lado direito do rato em cima da mensagem pretendida e selecionando a opção “Remover”.

Caso deseje eliminar definitivamente mensagens apagadas, aceda  à pasta “Lixo” e esvazie a mesma, ou opte por aguardar pelo próximo login, altura em que as mensagens serão automaticamente eliminadas.
Pesquisar mensagens
Para fazer uma pesquisa na sua caixa de correio, insira o termo pretendido no campo de pesquisa, presente no canto superior direito. Se pretender refinar a sua pesquisa, utilize os fitros disponíveis no menu de topo. Selecione em que pastas pretende pesquisar e quais os elementos a serem considerados: “De” (remetente), “Para”(destinatário) ou “Assunto”. 
Quando a pesquisa não devolve os resultados esperados

Certifique-se que utilizou os termos adequados
Os resultados da pesquisa não incluem correspondências com sequências parciais ou correspondências "parecidas" com a pesquisa, tais como palavras no plural ou com erros ortográficos. Se pesquisar a palavra “feriados” (no plural), o Webmail indicará as mensagens que contenham ocorrências da palavra “feriados” e não mensagens incluindo “feriado” (singular) ou “ferriado” (erro ortográfico), por exemplo.

Verifique as pastas “Spam” e “Lixo”
Poderá ter reportado algumas mensagens como Spam ou eliminado para a pasta “Lixo”. Experimente pesquisar pela sua mensagem nestas pastas. 

Se eliminou mensagens da pasta “Lixo” ou “Spam”, estas mensagens foram eliminadas permanentemente, não sendo possível a sua recuperação.

Gestão de pastas

Criar novas pastas
Clique na opção “Nova Pasta” na coluna lateral à esquerda do ecrã indique o nome que pretende atribuir e confirme em “OK”. A pasta será automaticamente criada, aparecendo por ordem alfabética na listagem de pastas existentes.

Pode criar as pastas que quiser, de modo a organizar o seu email por temas ou assuntos específicos, movendo os emails entre pastas (mais informação no tópico “Mover mensagens entre pastas” ) e utilizando a pesquisa de modo a localizar um determinado conteúdo.
Criar sub-pastas
Para uma melhor gestão da sua caixa de correio, pode criar vários níveis de pastas, seja a partir de uma pasta principal ou de outra sub-pasta. 

Clique com o botão direito do rato na pasta onde pretende criar uma sub-pasta, e selecione a opção “Criar sub-pasta”. Insira o nome que deseja atribuir e clique em “Ok”. Ao clicar sobre o símbolo "+" na pasta primária, poderá expandir os vários níveis de informação de acordo com as pastas criadas.
Renomear pastas
Para alterar o nome atribuído a uma pasta, clique com o botão do lado direito do rato, e escolha a opção “Renomear pasta”. Insira o novo nome no campo em branco e clique em “Ok”. A confirmação de que a renomeação da pasta foi feita com sucesso surgirá de imediato. 
Apagar pastas
Selecione a pasta que pretende remover, clique sobre o botão do lado direito do rato para depois clicar na opção "Remover Pasta".

Certifique-se de que não pretende manter nenhum ficheiro que esteja dentro da pasta a remover pois esta operação é irreversível e, ao apagar a pasta, apagará também todo o seu conteúdo

Lista de contactos e Calendário

A Lista de Contactos permite centralizar e organizar todos os seus contactos em grupos, tendo em conta o contexto de cada contacto. Pode, por exemplo, definir uma lista de “clientes” ou “fornecedores”, na qual estão incluídos todos os contactos associados a cada uma destas relações profissionais.

Adicionar contactos

Pode adicionar novos contactos à sua lista, gravando os endereços a partir das mensagens recebidas.

  • No detalhe da mensagem: coloque o rato em cima do endereço que pretende guardar, clique na seta no fim do mesmo e selecione a opção “Adicionar aos Contactos”.
  • Ou na área de pré-visualização: clique na seta que precede a indicação do assunto, para expandir o cabeçalho da mensagem. De seguida, clique na seta no fim do endereço e selecione a opção “Adicionar aos Contactos”.

Poderá também adicionar manualmente a partir da área de Contactos, selecionando a opção “Novo Contacto” e introduzindo os dados referentes ao contacto que pretende adicionar. Para finalizar, clique em  “Guardar”.

Importar contactos de outras plataformas
Se já tem uma base de contactos noutras plataformas de email pode, de um modo simples, juntá-los numa só lista. A importação de contactos depende da plataforma de origem. 

Para além de importar, poderá também exportar contactos do seu Webmail para o Outlook ou qualquer outro cliente de email.
Pesquisar contactos
O Webmail oferece-lhe dois tipos de pesquisa para o ajudar a encontrar contactos na sua lista. 
1) Pesquisa Básica: permite pesquisar um contacto a partir do nome ou email, utilizando os campos respetivos no campo “Pesquisar”.  
2) Pesquisa Avançada: tem em conta outros parâmetros de pesquisa, como um numero de telefone ou um nome de Empresa, por exemplo. Na pesquisa avançada são disponibilizados vários parâmetros de preenchimento para melhor encontrar o resultado pretendido. Depois de feita a pesquisa, todos os resultados aparecem no final da página.

Dica: Por defeito, quando acede aos contactos é lhe apresentada, a listagem dos contactos, No entanto, pode alterar esta opção, de forma a que apareça o formulário de pesquisa avançada por defeito. , Aceda a "Definições" -  "Opções da lista de contactos" -  "Mostrar" e escolha o modo de pesquisa.
O que é o Calendário
O Calendário pretende ser uma ferramenta centralizadora de todos os seus compromissos, eventos e ocasiões especiais. Acessível a partir de qualquer browser, permite ter, em qualquer ponto do mundo, acesso a todos os seus eventos. Veja mais na ajuda do SAPO Calendários. 

Gestão de SPAM

A plataforma antisSPAM do Webmail visa proteger as contas dos utilizadores de emails indesejados, através de filtros eficazes, com vários níveis de sensibilidade que fazem variar o tratamento dado aos emails, definindo o modo de entrega da mensagem (caixa de entrada, spam ou bloqueio imediato). 

Reportar mensagens como spam
Para o aperfeiçoamento dos filtros antisspam é fundamental a colaboração de todos os utilizadores, através da funcionalidade de reporte de SPAM disponibilizada.  Sempre que receber um email não solicitado ou que deva ser considerado como spam, utilize o botão reservado para o efeito no menu de topo.  As mensagens reportadas irão diretamente para a pasta spam onde permanecem armazenadas durante 30 dias, para posterior eliminação.  
Eliminar mensagens marcadas como spam
A eliminação das mensagens com mais de 30 dias na pasta spam é automática. No entanto, se quiser apagar as mensagens antes desta data, pode aceder à pasta de spam, selecionar as mensagens e clicar no símbolo “Lixo”.  
Quando uma mensagem é marcada indevidamente como spam
Se reportar uma mensagem como spam por engano, pode anular essa operação acedendo à  pasta spam e  arrastando a mensagem com o rato para a caixa de entrada, ou reportando a mensagem como “não spam”, de modo a que a mesma retorne automaticamente para a caixa de entrada. 

No caso desta última opção, o endereço do remetente é adicionado automaticamente à sua “whitelist”, o que significa que, a partir desse momento, todas as mensagens que receber desse endereço, serão consideradas como seguras e entregues diretamente na caixa de entrada.
O que é a whitelist?
A whitelist corresponde à lista de endereços que o utilizador considerou como seguros. Sempre que uma mensagem é reportada como não sendo spam, o endereço do remetente é incluído automaticamente na whitelist, o que significa que todos os emails enviados a partir desse endereço deixam de ser bloqueados pelos filtros antisspam e são entregues diretamente na caixa de entrada.  
Configurar o nível do filtro antispam
Para configurar os filtros antisspam selecione “Definições” e, em "Definições de antispam", altere o nível do filtro através da barra correspondente. A alteração é assumida automaticamente.  
Sobre o Phishing

O 'spoofing' ou 'phishing' é uma das formas mais perigosas de spam, visando recolher dados pessoais (dados de login, dados pessoais, ou mesmo dados bancários) através de mensagens que simulam proveniências legitimas. Alertamos para o cuidado a ter no tratamento de mensagens que solicitam informações pessoais, ou que incluam hiperligações para páginas onde se pede a confirmação de qualquer dado do utilizador. 
Se receber uma mensagem duvidosa, tenha em atenção as seguintes sugestões:

  • Não forneça, em circunstância alguma, as informações solicitadas (mesmo que aparente ser proveniente do Webmail).
  • Certifique-se que o url da página fornecida está correto, ou seja, que corresponde ao endereço oficial da entidade mencionada na mensagem. Clique em qualquer imagem e link para se certificar de que é direcionado para as páginas corretas dentro desse mesmo site.
  • Verifique atentamente os cabeçalhos das mensagens. O campo “De:” é facilmente manipulado para exibir um nome de remetente falso, pelo que não serve de referência para averiguar se a mensagem provém de fonte segura.
  • Se não for possível verificar com certeza a origem das mensagens, entre em contacto com a organização que aparentemente enviou a mensagem. Não utilize o email de resposta na mensagem, dado que pode ser falsificado. Em vez disso, visite o site oficial da empresa em questão e procure um endereço de contacto diferente.
  • Sempre que considerar inserir qualquer informação pessoal, incluindo a sua password, procure o ícone que corresponde aos sites seguros (o habitual cadeado fechado na barra de status, que encontra na parte inferior da janela do seu browser).
  • Se fornecer informações sobre a sua conta ou informações pessoais, em resultado de ter recebido uma mensagem deste tipo, tome precauções rapidamente. Caso tenha fornecido os números do seu cartão de crédito ou da sua conta bancária, entre em contacto com o seu banco. Caso suspeite ter sido vítima de roubo de identidade, entre em contacto com as autoridades competentes.
  • O Webmail não envia mensagens para confirmação de passwords ou informações pessoais. Se acha que a sua conta do Webmail pode estar comprometida, entre em contacto connosco através do Suporte Técnico. Inclua o cabeçalho da mensagem suspeita e todo o texto da mensagem para análise por parte da nossa equipa.

Definições de caixa de correio

Criar identidades na sua caixa de correio
Pode enviar emails da sua conta utilizando outros endereços, configurando diferentes identidades sem necessidade de mudar de conta. 

Para criar novas identidades, aceda às Definições, e escolha a opção “Informações Pessoais”. No campo “Selecione a identidade que pretende alterar”, escolha a opção "Criar uma nova” e preencha os campos referentes ao nome da identidade e endereço. Pode também escolher um endereço de resposta diferente daquele a partir do qual envia a mensagem e definir uma assinatura que constará em qualquer mensagem que envie através da identidade criada. Selecione a opção “Gravar”, para confirmar a criação da nova identidade. Para confirmação da titularidade do email associado à nova entidade, é enviada uma mensagem para o endereço respetivo, que deverá validar. 

Pode criar tantas identidades quantas quiser. Cada vez que enviar uma mensagem, terá a opção, no campo “De”, para definir a identidade com a qual pretende enviar a mensagem em questão. 
Libertar espaço de armazenamento

O Webmail disponibiliza um espaço de armazenamento de 1 GB. Caso se aproxime do limite da capacidade disponível, será automaticamente notificado. Para libertar espaço na sua conta de email:

  • Verifique se tem mensagens que não pretende guardar, como mensagens antigas, ou emails de publicidade ou spam.
  • Verifique se tem mensagens na pasta spam ou lixo que queira eliminar permanentemente.
  • Utilize a  funcionalidade de pesquisa para verificar a existência de mensagens cuja antiguidade ou tamanho justifique a sua eliminação.
  • Utilize os critérios avançados de pesquisa por remetente ou assunto para analisar eventuais mensagens cuja irrelevância não justifique a sua manutenção.  Com a ajuda da Limpeza de mail pode pesquisar o conteúdo da sua caixa de correio de modo a organizar e eliminar mensagens desnecessárias.

Filtrar mensagens com regras previamente definidas

Com a funcionalidade “Filtros” já pode organizar as suas mensagens recém-chegadas à caixa de correio, através de regras previamente definidas. 

Para ter acesso a esta funcionalidade, vá às “Definições” (disponível no canto superior direito) e clique na opção “Filtros”.

Criar novo filtro
Para criar um novo filtro, clique no botão “Novo Filtro”.
Existem dois modos diferentes para a criação de filtros - Modo Simples e Modo Avançado.
Modo Simples

1) Preencha o campo “Nome do Filtro” e os campos de criação de regras deste filtro:

  • De - Regras submetidas ao remetente das mensagens; 
  • Para - Regras submetidas ao destinatário das mensagens;
  • Cc - Regras para o campo “com conhecimento”;
  • Participante (De, Para, etc) - Regras associadas a qualquer participante, esteja como remetente, destinatário, com conhecimento, etc.;
  • Assunto - Regras direcionadas às mensagens com palavras que estejam contidas no assunto;
  • Conteúdo - Regras para mensagens que contenham palavras específicas no conteúdo.

2) Aplique a ação que pretende que as regras acima definidas sejam submetidas

  • Entregar a mensagem numa pasta específica;
  • Remover a mensagem;
  • Marcar a mensagem como lida, sinalizada ou respondida.

3) Por fim, clique no botão “Guardar”.

As mensagens afetadas pelas regras definidas, quando chegadas à caixa de correio, deverão ter o comportamento da ação escolhida.

Modo Avançado

1) Comece por escolher se pretende que o filtro seja aplicado a todas as mensagens que incluam todas as regras, clicando em “Todas as regras”, ou se pretende que seja aplicado a todas as mensagens que inclua qualquer uma regra “Qualquer regra”.

2) Selecione os campos onde as regras vão estar submetidas:

  • De - Regras submetidas ao remetente das mensagens; 
  • Para - Regras submetidas ao destinatário das mensagens;
  • Cc - Regras para o campo “com conhecimento”;
  • Participante (De, Para, etc) - Regras associadas a qualquer participante, esteja como remetente, destinatário, com conhecimento, etc.;
  • Assunto - Regras direcionadas às mensagens com palavras que estejam contidas no assunto;
  • Conteúdo - Regras para mensagens que contenham palavras específicas no conteúdo.

3) Escolha a regra a que será submetido o campo anteriormente escolhido:

  • igual a - Regras aplicadas ao que será exatamente igual ao preenchido no campo seguinte;
  • diferente de - Regras aplicadas ao que será diferente do que está preenchido no campo seguinte;
  • contém - Regras aplicadas a mensagens que contenham palavras escritas no campo seguinte;
  • não contém - Regras aplicadas a mensagens que não contenham palavras escritas no campo seguinte.

Nota: Se pretende criar mais regras para o mesmo filtro, clique em “Adicionar Regra”.

4) Aplique a ação que pretende para este filtro:

  • Entregar a mensagem numa pasta específica;
  • Remover a mensagem;
  • Marcar a mensagem como lida, sinalizada ou respondida.

5) Por fim, clique no botão “Guardar” filtro.

As mensagens afetadas pelas regras definidas, quando chegadas à caixa de correio, deverão ter o comportamento da ação escolhida.

Editar filtros
Para editar filtros, clique, na listagem de filtro, em “Editar” e de seguida, faça as alterações pretendidas na área da criação do filtro. 
Clique em “Guardar” para salvar as alterações efetuadas.
Desativar/Ativar filtros
Na listagem de filtros, poderá também desativar um filtro, para tal clique no símbolo correspondente a um certo. 

Depois de o desativar, as regras definidas para esse filtro não serão aplicadas às mensagens recém-chegadas, ou seja, essas mensagens voltarão a ter o comportamento normal, indo para a caixa de entrada.

Para desativar um filtro que esteja inativo, basta voltar a clicar no símbolo certo ou na frase “inativo - clique para ativar”.
Eliminar filtros
Para eliminar um filtro, clique no símbolo que representa o lixo e confirme esta ação, clicando no botão “Ok”
Personalizar utilizador
Se pretender personalizar ou alterar o nome associado à sua conta, deverá aceder a https://id.sapo.pt/a/personal_data. Introduza os seus dados de login (email e password) nos campos específicos e, na área de edição de perfil, altere o seu nome no campo respetivo e selecione a opção “Guardar”. Estando com a sessão ativa, termine a sessão e volte a fazer login para confirmar que o nome já aparece corrigido.

Acesso via programas de email

Na configuração precisa das seguintes informações:

Configuração para receção

Servidor de correio POP3
  • Servidor: pop.telepac.pt
  • Porta: 110
Servidor de correio IMAP
  • Servidor: imap.telepac.pt
  • Porta: 143

Configuração para envio

Servidor de correio enviado (SMTP)
  • Servidor: smtp.telepac.pt
  • Porta: 25

Acesso com domínio próprio

Instruções de acesso e configuração para Clientes com domínio próprio.